Saímos do verão. Tempo quente, aberto, de plena luz, em que nossos movimentos tendem para o mundo externo. Período de “extroversão”!
Agora entramos no outono. Uma época de transição entre os extremos de temperatura verão-inverno. Período mais “introspectivo”.
Qual a primeira imagem que lhe vem à mente quando pensa no outono?
Bem provável que, como a maioria das pessoas, associe à clássica imagem das árvores perdendo as folhas.
Mas porque acontece essa perda?
Se as árvores não as deixarem ir, não sobreviveriam a próxima estação. O que parece uma perda é, na verdade, um ganho. Ganha mais tempo de vida e chega renovada a próxima estação.
A natureza nos mostra mais uma vez sua beleza e sabedoria.
É preciso praticar a entrega. É preciso deixar ir o que não serve mais, para proteger o que é mais importante. Já pensou nisso?
Como podemos ver, não é só uma mudança no calendário, é também em nossas vidas. A estação, o clima, influi diretamente no nosso organismo e para a Ayurveda (medicina indiana), pode determinar desequilíbrios em nossa saúde.
VISÃO DA AYURVEDA
Lembrando que os cinco elementos: Ar, fogo, água, terra e éter (fluido universal ou espaço sutil), que estão presentes na natureza, também estão em nosso organismo. Somos um “microcosmo”.
No outono os elementos em abundância são o ar e o éter e, portanto, podemos dizer que é uma “estação VATA”, com os seus atributos de secura, frio, sutileza, aspereza e movimento.
Vata é responsável por todos os movimentos do corpo, impulsos nervosos, eliminação de resíduos, na fala, na respiração e outras funções com relação ao movimento. Portanto, podemos dizer que o Outono influencia fortemente essas características Vata que há em todas as pessoas.
Óbvio que as pessoas do tipo vata (magras e friorentas), precisam de cuidados redobrados. Como o órgão de choque do Vata é o intestino grosso, é comum agravarem sintomas de intestino preso e gases. Como o intestino grosso energeticamente é conectado ao pulmão, podem surgir manifestações de dores de garganta, rouquidão, sinusite, rinite, tosse seca, assim como pele seca, apetite irregular, falta de sono, estresse e cansaço.
No pensamento Ayurvédico, “oposto cura oposto” e “semelhante agrava ou aumenta semelhante” e a partir daí, você escolhe o que por no prato e também o seu estilo de vida de acordo com a estação.
Ou seja, escolha alimentos que predominem qualidades opostas aos atributos de Vata.
Quentes ou mornas, nutritivas e hidratadas compensam a frieza e secura.
Rotina e quietude compensam a característica de movimento.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO
Raízes
O outono inspira o consumo de raízes que em geral são doces, como a beterraba, cenoura, nabo, batatas, mandioca, mandioquinha, inhame, cará, e também abóboras. Sopas, caldos e acrescidos de missô são perfeitos para essa estação.
Frutas
Em relação às frutas, é recomendado as da estação, como frutas cítricas, caqui, maçã, mamão, figo, coco, abacate e damasco, em temperatura ambiente, sendo que algumas, como maçã e banana, podem ser cozidas ou assadas, polvilhando canela e noz moscada. Muito bom!
Mas tenha moderação com alimentos adstringentes como romã, caju, goiaba e carambola.
Cereais e grãos
Procure suavidade nos cereais: arroz branco, trigo, quinoa, amaranto, bem cozidos. E quanto aos feijões, por causarem muitos gases, prefira os pequenos e coma em menor quantidade.
Laticínios e derivados
Prefira queijos brancos acompanhados de pratos quentes ou chás. Não abuse de queijos amarelos, danones, yogurtes, pois produzem muco podendo causar maiores problemas no inverno. Quando tomar leite, associe noz moscada, canela e até uma pitada de gengibre, conforme sua preferência. Também é muito bom o leite de amêndoas (20 unidades deixadas de molho em um copo de água por aproximadamente 6 a 8 horas e, em seguida, bater no liquidificador). Nutritivo, gostoso e ótimo tônico cerebral!
Chás e condimentos
Se você não tem o hábito de tomar chás, agora no Outono é um bom momento para adequar a sua rotina. Pode ser chá em partes iguais de gengibre, canela e cardamomo, podendo também ser de gengibre com cascas de frutas cítricas, maçã, cidreira, cravo. Fica muito saboroso e podem ser consumidos ao longo do seu dia.
Em relação às especiarias, prefira as digestivas, como gengibre, cominho, coentro, açafrão da terra e pequenas quantidades de pimenta do reino. Mas atenção, porque as pimentas (sabor picante) tendem a ressecar o pulmão, podendo desencadear tosse seca. Portanto, use com moderação.
DICAS EXTRAS
– Diminua saladas cruas e, quando comê-las, acrescente azeite.
– É recomendável os óleos prensados a frio e azeite de oliva, sendo acrescentados aos alimentos após o cozimento. As pessoas Kapha (estrutura física mais forte, às vezes com peso aumentado e com facilidade para retenção hídrica), devem ter moderação com os óleos.
– O mel é muito bom para ser usado nas estações frias, pois protege o pulmão e fluidifica o muco.
– As castanhas, nozes, muslis, granolas (alimentos secos), é recomendável que sejam umedecidos em água, chá ou leite. Uma boa dica é adicionar frutas suculentas, como o mamão, com o musli ou com a granola.
– Evite o excesso de álcool e bebidas com cafeína. São estimulantes e agrava a característica de movimento/agitação do Vata (o que pode gerar ansiedade e/ou insônia).
– Coma em menor quantidade e mais vezes ao longo dia e de preferência, com horários regulares.
– Atenção! Por ser uma estação seca, é fundamental que você beba muita água!
EM RESUMO
Sabores do outono: Ácido, doce, salgado
Sabores que devem ser evitados: amargo e adstringentes
Sabor que deve ser reduzido: picante
DICAS DE ESTILO DE VIDA PARA O OUTONO
Evite exercícios físicos em demasia, atividades diárias apressadas, longas horas de estudo, ficar até tarde da noite acordado, muita música alta ou barulho e viagens demoradas.
Experimente aumentar a quietude no seu dia a dia, prestando atenção na sua respiração e cultivando bons pensamentos. Vata é agravado por sentimentos como medo e insegurança e também por excessos de movimentos.
É excelente a prática de yoga, meditação, caminhadas, escrever, ler e passeios simples.
Outra prática legal é a automassagem com óleo de gergelim nas plantas dos pés, articulações e topo da cabeça, podendo realizá-la também no corpo todo. Caso não for adequado para você durante a noite, poderá fazer durante o dia, deixando o óleo no corpo por pelos menos uns 15 minutos e depois banhar-se suavemente, deixando um pouco do óleo para nutrir sua pele. Lembre-se também de passar o óleo de gergelim nos ouvidos e narinas para lubrificá-los.
A massagem ayurvédica é fantástica para essa época. É recomendada pela aplicação dos óleos prensados a frio em temperaturas mornas, que mantém a nutrição da pele, cabelos e unhas. Outros benefícios é o estimulo da circulação sanguínea e linfática, o relaxamento da musculatura e do sistema nervoso, lubrificação das articulações, aliviando dores e sintomas de ansiedade e estresse.
Para finalizar, que tal um sono relaxante? Antes de dormir, após um banho morno, tome uma xícara de leite morno ou quente, com uma pitada de cardamomo, gengibre e noz moscada.
Como para muitas pessoas essas informações podem ser novidades, coloco-me a disposição para eventuais dúvidas.
Desejo que esse Outono seja diferente para você. Além de maior consciência no seu autocuidado, que você esteja disposto a se libertar de velhas roupagens, de velhos paradigmas e crenças que te paralisam, impedindo de viver uma vida mais plena e feliz.
PAZ E LUZ!
Ivone Dalbon