Depois de 14 anos de profissionalismo holístico, de vivências e práticas na busca de maior serenidade e saúde, repasso cinco dicas práticas, eficazes e possíveis de você adaptar ao seu cotidiano e fazer do ano de 2014, “o seu ano”.
Dica 1: Realinhando a sua coluna
Para que entra e saia ar dos seus pulmões livremente, e para que haja um fluxo adequado do liquor através da medula até seu cérebro, é necessário que sua coluna esteja “alinhada”.
Primeiramente, observe sua postura. Se está torta e encurvada, vá aos poucos endireitando-a, imaginando um fio de prumo que desce da parte posterior da sua cabeça e desça até seu cóccix, caso esteja sentado. Caso esteja de pé, esse fio descerá até a parte detrás de seus calcanhares. Encaixe seus ombros, fazendo uma suave rotação para trás e sentindo o seu peito mais aberto. Fixe seu olhar em um ponto a sua frente na altura dos seus olhos, por alguns segundos, fazendo a conexão com o seu propósito de se acalmar. Observe se há alguma parte do seu corpo que esteja mais tensionado do que o necessário para o que esteja fazendo e solte-o.
Isso servirá para qualquer momento. Esteja você dirigindo, realizando um trabalho, enfrentando uma situação difícil e até mesmo quando estiver se preparando pra dormir ou querendo relaxar.
Dica 2: Respiração
Sua “ferramenta” primordial e que você pode acioná-la a qualquer momento, gratuitamente!
Mas é preciso que seja feito corretamente e aqui vão duas dicas práticas para você treinar e sentir os milagrosos benefícios em sua mente, corpo e emoções.
Primeira técnica: Imagine um tubo que comece das suas narinas (elas precisam estar limpas e abertas) e vai até a altura do seu umbigo. Na ponta desse tubo, visualize um balão. Então, inspire, deixando o ar entrar “pelas suas narinas” e se conduzido até o balão, insuflando-o. Seu abdômen cresce, o balão está cheio! Permaneça com o balão cheio e então, vá esvaziando-o lentamente, soltando o ar, “pelas narinas”.
Para sentir se está fazendo o exercício corretamente, coloque sua mão direita sobre o peito e sua mão esquerda sobre o seu abdômen. Sua mão esquerda deverá estar subindo bem mais que sua mão direita quando estiver inspirando. Quando o contrário estiver acontecendo, isso é, a mão direita que está sobre o seu peito, se elevando mais que a esquerda, significa que você está acionando a respiração do estresse, da ansiedade e liberando hormônios que ficarão em sua corrente sanguínea até por alguns dias.
Você poderá conduzir a inspiração contando mentalmente até três, em seguida, segurar o ar (balão cheio) contando até três e, por último, soltar o ar contando até seis. Quanto mais lentamente você soltar o ar, maior quantidade de toxinas vindas das células serão eliminadas e estará acionando uma parte do seu sistema nervoso que te induzirá a uma sensação de bem estar, relaxamento e calma.
Segunda técnica: Também considero-a bem prática e eficaz.
Mantenha a mesma imagem do tubo e do balão. Inspire, contando até três, segure o ar, contando até três e, com os seus dentes suavemente cerrados, vá soltando o ar em som de “S”, contando até seis.
Repita cada exercício quantas vezes forem necessárias para aquietar sua mente e diminuir a sua ansiedade. MAS FAÇA COM CONSCIÊNCIA! FAÇA COM DETERMINAÇÃO E MOTIVAÇÃO!
Dica 3: Talismã
Se a sua mente se mantiver ainda acelerada, inquieta e com pensamentos que você sente que geram emoções como tristeza, preocupação, ansiedade, raiva, acione seu talismã. O talismã nada mais é do que boas imagens que você tem guardadas em seu “cérebro”, sejam de situações vividas que lhe tenham trazido alegria, amor, gratidão, prazer. Ou a lembrança de alguém querido, que só de pensar, seus olhos brilham, seu coração se abre.
Tenho certeza que você tem inúmeros Talismãs. Talvez alguns esquecidos e que seja um bom momento para despertá-los.
Dica 4: Mantras
A palavra mantra provém do sânscrito e tem muitas diferenças sutis de significado, como “instrumento da mente” e “linguagem divina”. Mas, mais importante do que a definição, são os efeitos que os mantras proporcionam. A concentração na repetição dos mesmos quebra o fluxo desordenado de seus pensamentos, abrindo sua mente e serenando seu coração. A prática do mantra no seu dia a dia poderá ajudá-lo a se sentir mais calmo, seguro e até mais energizado. Pode ajudá-lo a lidar com situações difíceis e desagradáveis, dando-lhe clareza de pensamento, paciência e perspectiva para simplesmente deixar as coisas fluírem. Doce ilusão, imaginar que podemos ter controle de tudo ou quase tudo, não é?
Há inúmeros mantras, mas o que indico neste momento é um mantra de paz, já que todos nós a procuramos, conscientemente ou não.
“OM SHANTI, SHANTI, SHANTI.”
OM é considerado o som primordial, o som do próprio universo. O som é inasalado, cuja vibração segue da cabeça para o peito.
SHANTI significa paz e é repetido por três vezes porque representa a paz no corpo, na mente e na fala.
Claro que é significativo a pronuncia e a entonação ao repetir um mantra, mas aqui estamos falando de algo ainda mais prático para a sua vida, que dará bons resultados, que é a repetição apenas no mental. Mas não uma simples repetição como um papagaio e sim entoá-lo com vontade e com o coração por pelo menos sete vezes e sempre que sentir necessidade.
Para que tenha um efeito ainda maior, é interessante associá-lo a primeira técnica de respiração. Você poderá entoar mentalmente o OM na inspiração, mantendo-o na pausa da respiração (balão cheio) e, em seguida, repetir o SHANTI três vezes, lentamente, na exalação.
Sinto que irá conseguir adequar essa técnica a sua vida!
Dica 5: Atividade Física
SIM! Não dá para ignorar a real necessidade de uma atividade física para que você possa desfrutar de uma boa qualidade de vida. Saia da sua “zona de conforto”!
Nesta escolha não vou abordar qual atividade física seria mais adequada para o seu biótipo, porque talvez você ainda não saiba sobre isso, mas em breve estarei dando esses esclarecimentos. Agora, o importante é que você possa escolher algo que seja agradável e que seja compatível com as circunstâncias da sua vida e, através da disciplina e determinação, consiga realizá-lo. Pode ser yoga, natação, academia com acompanhamento e caminhadas. Poderá iniciar com caminhadas, associando com consciência corporal e respiração e até repetindo o mantra mentalmente.
Que maravilha!
O seu corpo ficará mais flexível, suas juntas mais lubrificadas, seu peso mais equilibrado, seus pulmões mais expandidos, maior fluxo de sangue em todos os seus órgãos. Além de um banho de substâncias químicas, como serotonina, endorfinas, entre outras tantas, que irá aliviar suas dores físicas, dará sensação de prazer e bem estar. Ansiedade? Se foi!
Tudo o que recebe atenção cresce. Se você direcionar a atenção para bons pensamentos e atitudes saudáveis, elas tomarão vulto em sua consciência e estará dando um passo importante em direção à sua saúde. Desejo de coração, que essas dicas possam a partir de agora, fazer parte de sua vida, deixando-o mais tranqüilo e feliz.
PAZ E LUZ!!!
Dra. Ivone Dalbon